----

Sejam bem vindos ao Meu Mundo Subjetivo!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A DITADURA DA BELEZA e a revolução das mulheres



Oi meu povo querido!

Há pouco mais um ano comentei o prefácio de um romance que eu começava a ler, cujo título está logo acima.  No romance Augusto Cury mostra que não basta ser médico, é preciso ter conhecimento amplo e valorizar a pessoa para poder fazer um diagnóstico seguro e tratar os males físicos e psiquícos. Ou seja, o médico também pode/deve ser sociólogo, antropólogo, poeta, filósofo...



O livro fala de conflitos sociais, morais e psicológicos. Trazendo o mundo das passarelas como pano de fundo para falar dos estragos que a ditadura da beleza faz na vida de todas as pessoas. Pois todos  nós queremos ser vistos, admirados e também copiados como exemplo de beleza e requinte, num universo que ofusca e segrega.

Sendo a beleza fundamental, não haverá lugar para aquelas pessoas que não atendam ao padrão exigido pelas mídias. Ao mercado interessa vender, mesmo que seja uma imagem irreal, inatingível: mulheres que ao passar pelos programas gráficos perdem quaisquer sinais de feiura. Isto é, a mulher real vira um ideal de beleza sem verrugas, estrias, celulites, sardas, pintas e outras manchas. Enfim, uma mulher sem ‘defeitos’. Deixando até as modelos loucas para ser do jeito que aparecem nas fotos. É assim que se produz um padrão de beleza tirânico. Foi nesse mundo que muitos de nós crescemos e nos rendemos.

O livro aborda as dificuldades de relacionamento entre pais e filhos. Já que desconhecemos mesmo aqueles que vivem à nossa volta. É por meio das personagens Elizabeth e Sarah (mãe e filha) que os conflitos são apresentados: “Minha mãe vive e respira o mundo da moda. Mas parece que está anestesiada. Não percebe o teatro de terror que eu e muitas top models vivemos.”(Cap:2,p.30)

Realmente, muitas vezes não enxergamos o óbvio de tão mergulhados nas nossas próprias angústias. Queremos ser enxergados sem percebermos que os outros querem o mesmo.

Todas as pessoas querem ser respeitadas e admiradas com a sua própria beleza. Por que toda pessoa tem um jeito próprio de brilhar sem roubar o brilho dos outros. Pois beleza é mais que uma imagem, é uma questão de atitude. É subjetiva, única, especial.
É preciso compreender que nem todos podem ser magros,altos e brancos.Também envelhecemos, mas o mercado  tem interesse apenas nos jovens, magros, olhos claros e altos.
Leiam o livro! Conheçam as pesquisas do Dr. Marco Polo cujas conclusões mostram que o ser o humano enxerga o mundo por meio de janelas: light e killer- na primeira ,ao abrir, nos deparamos com as experiências prazerosas, tranquilas. E na segunda, nos deparamos com as experiências negativas, fóbicas, angustiantes.
Durante a leitura você poderá concluir que no mundo da mulher moderna,as pessoas se encontram algemadas no pior tipo de escravidão que o mundo já teve: a emocional.


....Frag-men-tos....Meus....

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A moça de sombrinha




Viu? Que moça mais linda passou!

Vi, deu até calor!

Não, não era aquela branquinha!

Então mostre a delícia de quem fala

Falo da mulata que desfila e a rua pára

Fez até meu peito sambar

Aquela com a sombrinha florida

Mas ela é a flor mais linda

Que o meu dia veio alegrar

Gamou foi rapaz?!

Tanta beleza te fez até passar mal

Um colírio que causa delírio

Pareço até está sonhando

Toda linda desfilando

E os meus olhos acompanhando

Lembre que eu vi primeiro seu tonto!



....Frag-men-tos....Meus....

sábado, 17 de janeiro de 2015

Amigos, a gente precisa de amigos



vocês moram no meu peito

Oi povo blogueiro!

Estou aqui rapidamente para agradecer a cada comentarista do meu último post: Volto logo. E também agradeço a todos aqueles que apenas visualizam.

Não vou deixar de blogar, tanto é que tenho posts agendados para publicar de forma programada.

Daqui até o comecinho de Março estarei de cara afundada nos estudos. Vocês não sabem,
mas eu havia dado uma pausa neles e agora quero e necessito retomá-los.Os motivos foram variados, mas o fato é que ninguém vive sem a axpectativa de realizar alguns sonhos, né mesmo? Tantas vezes pensamos ou precisamos parar para aguardar o melhor momento ou para alterar a rota, recomeçando um novo trajeto.
O blog continuará aberto a cada novo visitante, amigo e seguidor. Tentarei retribuir o carinho de vocês dentro do meu ritmo. Saibam que a saudade é gigantesca.
Tenho metas a atingir e alguns projetos que estavam engavetados prontos para sair do papel e me dar alegrias ou a certeza  de que devo esperar um pouco mais.
Assim que eles tomar forma vocês tomarão conhecimento das ideias que serão materialiadas, tudo ao seu tempo!
E como diz o título da postagem: amigos, agente precisa de amigos...na vida é tão bom ter amigos... amigos do peito, amigos de fé, amigos irmão igual a eu e você...A-mi-gos.
Com o trechinho dessa música que ouvi ainda na infância com Os Trapalhões, finalizo cheia de saudades e movida pela esperança do reencontro próximo e da necessidade de fazer acontecer.
Xeru nôceis todos!


....Frag-men-tos....Meus....



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Volto logo




 
Decretei recesso
Peço a compreensão de vocês queridos leitores, amigos/ seguidores
No momento estou envolvida em assuntos pessoais e não tenho acessado o blog com frequência para ler as postagens e comentar no blog dos meus amigos e amigas queridas (os).
Resolvi  me dar férias: ler um livro de poesias que recentemente comprei, assim que eu concluir meu diário de classe e depois...vou dançar e passear!
Em breve estarei com vocês. Beijos especial na Célia Lima.Ô moça agitada! Saudade viu meu povo blogueiro e do G+.
Volta já já!
Xeru


....Frag-men-tos....Meus....