----

Sejam bem vindos ao Meu Mundo Subjetivo!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Cuidado com...

Conceitos e Definições






Nos trabalhos  escolares e/ou acadêmicos nos deparamos em certos momentos com questões do tipo: conceitue isto, defina aquilo...Opine sobre a destruição de...
Mas o que o professor realmente quer ao solicitar uma atividade deste tipo?
Ele poderá está querendo, inicialmente, duas coisas: sondar o que você conhece do assunto abordado e ver como você se expressa ou conceitua determinada situação. Isto é, como você avalia, define, opina sobre esta, ou texto em estudo ou à pessoa a qual se refere.
Num livro didático, utilizado na disciplina de Língua Portuguesa, quando fiz a sétima série, os autores abordavam a comunicação oral e escrita por meio de tirinhas. E numa delas havia pessoas saindo de uma apresentação teatral, um repórter abordava algumas pessoas e perguntava o que ela achou da mesma, as respostas foram variadas: "Linda!","Magnifica!","Estarrecedora!","Irada!","Tediosa!", entre outras.
Num cantinho da página havia a seguinte observação: "Uma definição define bem  o seu definidor."
Parece um trava-língua, né mesmo?
Fica entendido que ao definir algo ou alguém, o sujeito está definindo a si próprio. Revelando traços de sua personalidade, nível socioeconômico, crenças, escolaridade, preferências e muito mais.
Ao definir alguém dizemos mais de nós mesmos do que do sujeito avaliado, conceituado. Mostramos nossa opinião sobre ele, mas não dizemos quem é ele.


....Frag-men-tos-Meus....



Nenhum comentário:

Postar um comentário