----

Sejam bem vindos ao Meu Mundo Subjetivo!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que é Liberdade?



Dizem que temos liberdade de escolha
Escolher um partido político
O candidato em que votar
A cor da roupa ou do sapato
A roupa que gosta de usar
Se usar acessórios ou não
Que bebida tomar
O que comer ou aonde ir no final de semana
Se casa ou apenas junta as escovas de dentes
Enfim... pode-se escolher o que fazer
Com quem sair
Se será um namoro ou apenas momentos de prazer
Mas, para fazer tudo que foi descrito e muitas outras coisas
É preciso ter pelo menos um motivo
Exatamente!
Somos livres pra escolher
Quando seguimos critérios
De acordo com nossos interesses
Ou seguindo o que é aceito socialmente
Uma infinidade de motivos
O que é mesmo liberdade?
Se estamos sujeitos aos condicionantes sociais ou emocionais
Sou mesmo livre?
Por que devo seguir esta ou aquela regra?
Por que as regras foram criadas?
A quem elas realmente beneficiam?
Não é a mim... Pois não posso escolher outro caminho
Além das opções que me são imposta diante da situação
Se estou preso (a) aos motivos que exigem de mim uma escolha
Ainda que esta não me beneficie direta ou indiretamente
Ainda que em nome do coletivo
Estas escolhas me privem do direito de ser gente
Gente que pensa, sofre e sente as consequências
Das minhas e das outras escolhas que não fiz
O que é mesmo liberdade?
Escolher é ser feliz ou fazer alguém feliz?
Ou a liberdade seria apenas uma sensação momentânea?


.... Frag-men-tos .... Meus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário